PON é a sigla para Passive Optical Network – Rede Óptica Passiva –, uma tecnologia que utiliza fibra óptica para construir redes de ponto a multiponto. Além tecnolgia da GPON, há outras versões, como por exemplo a EPON – Ethernet Passive Optical Network.
Na tecnologia PON, a transmissão e recepção do sinal de luz se dá apenas entre dois dispositivos: OLT – Optical line Terminal e ONU – Optical Network Unit. Dessa forma, a chance de surto ou queima de aparelhos é reduzida, pois não há nenhum outro elemento energizado entre clientes (ONU) e o concentrador da rede (OLT).
É o que explica Guilherme Pasini, Analista de Produtos e Negócios do segmento Redes Fibra Óptica da Intelbras: “Quando não existe energia elétrica na rede, a chance de queimar ou ter surtos de tensão entre equipamentos é zero. O tráfego de luz permite ir até distâncias muito maiores, dependendo do equipamento, em uma rede ponto a ponto consegue-se chegar até mais de 100 km sem necessidade de amplificadores.”
Eficiência do protocolo
A tecnologia GPON oferece eficiência do protocolo, o que quer dizer que a tecnologia transmite dados realmente úteis para o dispositivo Na comunicação de rede há uma transmissão de dados – empacotados em bytes –, que transitam desde a sua origem até o destino. Entretanto, para a comunicação acontecer, é preciso sincronismo em todo o protocolo. A tecnologia GPON tem uma taxa de eficiência dessa informação de 92%, pois seu protocolo prevê que o pacote de dados pode ser variável, de 64 até 1518 bytes, o que agiliza o processo ao transmitir pacotes em tamanhos reduzidos.
Benfica – Luanda
geral@zanecom.ao
Contacto: +244 999 999 999
WhatsApp us